terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Bolo de limão, decorações de natal e a saga do cabelo


Dezembro é o meu mês favorito do ano. Algo no Natal me encanta, então amo ver a cidade decorada com luzinhas e enfeites. Coleciono vários deles, também. Fotografá-los me faz muito bem, então todos os anos eu faço no Instagram um feed todo natalino durante o mês do natal, virou tradição pra mim, assim como comprar uma caneca natalina nova todos os anos.


Estou planejando fazer panetones essa semana, igual ao ano passado. Fiz uma receita do canal da Mussina de panetone vegano que ficou incrível, mas é um processo um pouco demorado para preparar a massa, então preciso separar um sábado pra ter tempo. Então, enquanto isso não acontece decidi fazer um bolo de limão de uma receita que tirei de um grupo do facebook.



Receita do bolo vegano de limão 🍋
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo.
- 2 xícaras (chá) de açúcar.
- 1/2 xícara (chá) de óleo vegetal.
- 1 colher (sopa) de fermento em pó.
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio.
- 1 xícara (chá) de água em temperatura ambiente.
- 1/4 xícara (chá) de suco de limão.
- raspas da casca de 1 limão.
- 1 pitada de sal.
- 1 colher (chá) de vinagre de maçã.

Assei por cerca de 30 minutos no forno pré-aquecido a 180ºC e fiz uma cobertura de "merengue" feito com água do grão de bico (desses de caixinha) gelada na batedeira com açúcar e raspas de limão.


Me senti orgulhosa do meu bolo porque ficou delicioso. Uma pena que essa cobertura dura apenas por algumas horas, depois de ficar na geladeira ela perde a consistência e vira uma "calda". Não que o bolo tenha sobrado por todo esse tempo (haha), mas acho que pra um aniversário ou uma ocasião especial que precise ficar um tempo na geladeira, é melhor colocar algum emulsificante (tem vários que não possuem nada de origem animal) para dar mais "corpo" à merengue e ela resistir um tempo maior. Vou fazer esse teste em breve porque estou com algumas ideias para a sobremesa de natal.


Meu cabelo, que está na saga para voltar ao ruivo, passou por mais uma etapa de coloração. Consegui clarear mais uns dois tons, a raiz ficou mais clara do que o restante mas acredito que em mais uma próxima consigo alcançar a cor que eu quero no resto do cabelo também. A iluminação das fotos não mostra a cor real, porque estava a noite, mas confesso que gostei muito de como ele ficou nelas. Consigo me ver mais com essa cor de cabelo, de uma forma que fazia tempo que não me via.

4 comentários:

  1. Amo natal tbm e já fiquei de olho no seu Instagram, meu objetivo fazer um "especial de natal" <3 Amei!
    Vc é vegana? Sou vegetariana a quase dois anos e to tentando dar mais esse passo, me sinto mais motivada vendo esse tipo de postagem.

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus do CÉU eu amei absolutamente tudo no seu post!!!!!
    Amei saber que você renova as canecas de natal todo ano, que faz panetone (quero!), amei a receita do bolo e salvei na minha pasta de receitinhas do Pinterest... AMO bolo de limão! Vou tentar fazê-lo em algum momento, principalmente porque tenho tentado reduzir meu consumo de produtos de origem animal, já tá perfeito! E seu cabelo... Ficou LINDO! A foto do coque com as luzes ao fundo ficou maravilhosa!

    ResponderExcluir
  3. Seu post ficou lindo! Fiquei encantada pelas fotos especialmente, pois elas combinam perfeitamente com o Natal. Essa cobertura do seu bolo me deu uma satisfação imensa hehe.
    Esse ano vou tentar fazer cookies natalinos e gravar vlog na véspera e no dia em si também. <3

    ResponderExcluir
  4. Que post perfeito e como és bela!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.
emerge © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.